Ainda tem mais de indios online no Midias Nativas na rede

I-radiando

Mariana Di Stella Piazzolla em debate, evento
Acabou que fui sozinha para o II Seminário Midias Nativas na USP.

Cheguei ontem às 16:00h para as últimas duas palestras: Radios Nativas e Videomakers.

Cada pessoa da mesa falou de suas próprias experiências, das dificuldades, dos desafios e dos obstáculos da construção de uma rádio, seja ela indígena, seja de periferia.

Os depoimentos não foram só muito ricos pelas suas histórias de luta, mas também por emocionarem a platéia por todo o idealismo almejado pelas comunidades ali representadas.

Ao invés de tentar resumir uma hora e meia de narrativas, achei que seria mais interessante abrir aspas para algumas falas:

“A pessoa que emprestou os equipamentos da rádio, os pediu de volta. Então agora estamos sem aúdio, mas continua funcionando na internet. Estamos tentando parcerias para obter equipamentos de novo (…) Hoje temos um processo no Ministério das Comunicações para conseguir uma concessão de uma rádio pública indígena para América Latina, em frequência A.M.” Anápuáka Pataxó Hã Hã Hãe da Rede Índios Online falando a respeito da Web Radio Brasil Indigena

“Neste ano todos poderão ter acesso àquelas fitas K-7. Todo o programa (de Índio) será digitalizado.” Ângela Pappiani da Ideti, sobre o Programa de Índio da rádio USP na década de oitenta.

“Começamos a rádio em um banheiro do Centro Cultural. No início tínhamos uma máquina de escrever apenas. Só depois vieram os dois computadores.” Marquito da Rádio Web CCSP.

“A rádio Heliópolis é um ponto de cultura do Ministério da Cultura. O presidente já foi lá, o Ministro Gilberto Gil já foi lá. Eles foram em uma rádio que não é reconhecida, porque continua a ser perserguida. ” Gerô da Rádio Heliópolis

“Temos muito orgulho, depois de tanta luta, em conseguir outorga de funcionamento por 10 anos. Somos a primeira rádio comunitária legalizada a funcionar no município de São Paulo”. Gêro da Rádio Heliópolis, sobre a autorização recebidada do Ministério das Comunicações no dia 13 de março de 2008.

Ao final do evento fui conversar com Anápuáka da Rede Índios Online. Ficamos de marcar uma reunião com Claudio Prado em São Paulo na próxima semana. Depois publico aqui.

Fonte http://www.cultura.gov.br/blogs/cultura_digital/?paged=2

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s