Abril Indígena 2008 – Abertura do Acampamento Terra Livre

O Acampamento Terra Livre, evento central do Abril Indígena, será instalado na próxima terça-feira, 15 de abril, e ficará montado até quinta-feira, 17 de abril. Para apresentar a programação e fazer um balan ço da situação dos direitos indígenas a partir das realidades vividas pelos povos, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, no dia 15 /4 (terça-feira), na Esplanada dos Ministérios em Brasília, às 10h30.
Cerca de 800 indígenas de todo o país devem se reunir no Acampamento. O tema central do evento será a análise da situação dos direitos indígenas e da política indigenista no Brasil, no contexto dos 20 anos da Constituição Federal. Serão priorizadas a discussões sobre a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas (paralisado no Congresso há mais de 13 anos) e sobre a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.
Outro objetivo será avançar na consolidação da articulação do movimento indígena nacional para aprimorar o controle social das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
Eixos temáticos :
Durante a apresentação da programação, serão também detalhados os eixos temáticos do Acampamento: saúde indígena; territórios indígenas (demarcação, proteção, desintrusão e sustentabilidade); educação indígena; regulamentação dos direitos indígenas (Conselho Nacional de Política Indigenista, Estatuto dos Povos Indígenas e matérias correlatas); e violência e criminalização contra os povos indígenas.

Estarão presentes na coletiva:

*Marcos Xukuru – CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenist a)

*Uilton Tuxá – Representante indígena no Conselho Nacional de Saúde/ Coordenador da Apoinme (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo)

*Joênia Wapixana – CIR (Conselho Indígena de Roraima)

*Jecinaldo Sateré-Mawé – Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)

*Saulo Feitosa – Cimi/CNPI (Conselho Indigenista Missionário e Comissão Nacional de Política Indigenista)

*Gilberto Azanha – CTI/CNPI (Centro de Trabalho Indigenista / Comissão Nacional de Política Indigenista)

*Ana Paula Caldeira Souto Maior – ISA(Instituto Socioambiental)

O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povo Indígenas do Brasil – Apib (Coiab, Apoinme, Arpinsul e Arpipan) e pelo Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas – FDDI (Coaib, Apoinme, CIR, Foirn, CTI, Cimi, Inesc, ISA, CCPY, Anai, ABA e Opan) Serviço

Entrevista coletiva:
data: 15/4 (terça-feira)
hora: às 10h30
local: Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
http://www.socioambiental.org

Fonte: PRAVDA
http://port.pravda.ru

Anúncios

Um Comentário

  1. Danieli marinho

    ” eu luto pela causa indigena” – Uma questão que deve ser defendida por todos nós! Acampamento terra Livre – uma linda iniciativa para demosntra a união e a luta pelos direitos indigenas!

    Dani

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s