Evento cultural marca presença indígena na UFSCar

Evento cultural marca presença indígena na UFSCar

Participaram do encontro os alunos que ingressaram na Universidade pelo Programa de Ações Afirmativas que, juntamente com a expansão de mais de 70% nos cursos de graduação – particularmente no período noturno, democratiza o acesso ao Ensino Superior

Na noite de ontem (29/4), os estudantes de origem indígena da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) puderam expressar na Instituição manifestações de suas culturas, marcando com isso sua presença na UFSCar, possibilitada pelo Programa de Ações Afirmativas (PAA) aprovado no final de 2006 e implantado no Vestibular 2008. No evento, houve apresentação de danças indígenas, exibição de vídeo e palestras de cada um dos alunos sobre as suas etnias e realidade.
O PAA é um esforço de democratização do acesso ao Ensino Superior que prevê, entre outras ações, a reserva de vagas para estudantes vindos de escolas públicas e para estudantes negros. Além disso, o Programa criou uma vaga adicional em cada curso de graduação da UFSCar exclusivamente para os estudantes indígenas, que passaram por processo seletivo especial e hoje são 14 estudantes vivenciando o dia-a-dia na Universidade.
A reserva de vagas adotada é progressiva: de 2008 a 2010, serão 20% das vagas de cada curso para estudantes oriundos do ensino Médio público e, destas, 35% para negros; de 2011 a 2013 a porcentagem de reserva socioeconômica passa para 40% (mantendo os 35% para os negros); e, de 2014 a 2016, o total passa a ser 50% (com os mesmos 35%). Ano a ano serão oferecidas as vagas exclusivas para os estudantes indígenas e, também, promovida uma série de ações voltadas à permanência com qualidade desses estudantes na Universidade, como o apoio pedagógico e os auxílios financeiro, à moradia e à alimentação.
O Programa de Ações Afirmativas, juntamente com várias outras iniciativas, reflete o compromisso da UFSCar com a democratização do acesso ao Ensino Superior. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de acesso de camadas cada vez mais amplas da população a uma universidade de qualidade como é a UFSCar. Além das Ações Afirmativas, temos a expansão no número de vagas nos cursos de graduação, o cursinho pré-vestibular para estudantes carentes no campus e na Cidade Aracy e a previsão de instalar ainda neste ano cursos técnicos no período noturno em parceria com o Cefet de São Paulo, dentre outros esforços”, destaca o Reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho. “O crescimento de oportunidades que estamos podendo oferecer é algo nunca antes visto na história da universidade brasileira, possibilitado pela consonância entre os princípios e diretrizes seguidos pelas universidades federais e as políticas adotadas pelo atual Governo Federal. E a UFSCar, com seu caráter sempre pioneiro, inovador e compromissado com a sociedade, respondeu rapidamente aos desafios colocados, ampliando e diversificando seus cursos e sempre aprimorando sua qualidade”, complementa o Reitor.
Isto porque, além das Ações Afirmativas, o crescimento da Universidade também contribui para a democratização do acesso a todos os níveis de formação oferecidos pela UFSCar. Nos últimos anos, a Instituição experimentou um forte movimento de expansão, particularmente com a criação do campus de Sorocaba e, em São Carlos, a implantação do tão sonhado curso de Medicina, em 2006, bem como com a criação do curso de Filosofia e a ampliação do número de vagas em cursos já existentes. Assim, passou-se de 1.130 vagas em 28 cursos no Vestibular 2004 para 1.565 vagas em 37 cursos de graduação no Vestibular 2008, representando um crescimento de 38% entre 2005 e 2008.
A partir de 2009, o número de vagas dará um salto inédito na história da Universidade, com crescimento de 70%. Das 1.565 vagas oferecidas em 2008 passa-se para 2.667 no Vestibular 2009 (com a criação, portanto, de 1.102 novas vagas). Das vagas novas, 652 serão oferecidas em São Carlos e, delas, 223 são em cursos noturnos. Assim, a UFSCar passa, em São Carlos, de um total de 1.360 alunos estudando em período noturno para 2.252 estudantes em período noturno até 2012, um aumento de 66% só em São Carlos (considerando os três campi, o aumento no número de alunos em cursos noturnos chega a quase 150%).
Além dos cursos tradicionais, a UFSCar tem hoje 60 alunos no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia voltado especialmente aos assentados em áreas de Reforma Agrária e mais 60 previstas para o curso de Agronomia voltado ao mesmo público. Outra modalidade é a educação a distância, voltada especialmente a um público trabalhador, uma vez que traz flexibilidade de horários para o desenvolvimento das atividades. Atualmente, são 1.809 alunos, em cinco cursos oferecidos em 19 municípios de seis Estados brasileiros. Desses estudantes, 150 estão no pólo de São Carlos.
Merece destaque no esforço de democratização do acesso a atividade do curso pré-vestibular da UFSCar, voltados à população socioeconomicamente desfavorecida. Atualmente, são 405 alunos atendidos no campus da UFSCar e 90 nas dependências de uma Escola Municipal de Ensino Básico no bairro Cidade Aracy, todos em atividades no período noturno, também visando o público trabalhador. Finalmente, reforçando o compromisso da Universidade com a qualidade da Educação oferecida em todos os níveis, são marcos neste ano de 2008 a inauguração do Núcleo de Formação de Professores – que trabalhará com a capacitação dos professores da rede pública de ensino – e o curso de especialização oferecido a 400 gestores de escolas municipais de Educação Básica do Estado de São Paulo.

Fonte:Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s