‘Se exacerbarmos a ocupação pretérita, vamos ter que entregar o Rio aos índios’

‘Se exacerbarmos a ocupação pretérita, vamos ter que entregar o Rio aos índios’

Do G1, em São Paulo*

ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou preocupação com relação aos conflitos de segunda-feira (5) na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Pelo menos nove índios ficaram feridos. O Conselho Indígena acusa os arrozeiros pela agressão.

“Todo conflito gera preocupação, consideradas as conseqüências. Que se busque a paz social, que se busque o entendimento, a compreensão do próprio contexto”, afirmou Marco Aurélio, na noite de segunda, após sua última sessão na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo reportagem da Agência Brasil, o ministro disse ainda que espera a rápida solução sobre a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol. “Que venha o mais cedo possível uma decisão do Supremo Tribunal Federal definindo a questão.”

Questionado por jornalistas sobre sua posição quanto às ações que tramitam na Justiça, o ministro Marco Aurélio Mello deu a entender que é contrário à tese de que os índios têm direito originário sobre as terras. “Se exacerbarmos a ocupação pretérita, vamos ter que entregar aos indígenas a minha cidade maravilhosa do Rio de Janeiro”, respondeu.

Demarcação

A reserva Raposa Serra do Sol foi homologada pelo Governo federal em 2005, mas só este ano a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança deram início à operação de retirada dos produtores de arroz que ocupam a terra indígena.

Diante dos intensos protestos contra a operação, o STF determinou que a ação da polícia fosse suspensa até o mérito da questão ser decidido. “Esse processo estará em pauta para julgamento nos próximos 15 a 20 dias”, afirmou José de Anchieta Filho, governador de Roraima.

*(Com informações do Bom Dia Brasil)
Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s