PF encontrou “explosivos de fabricação caseira” em fazenda de Quartiero, diz delegado

PF encontrou “explosivos de fabricação caseira” em fazenda de Quartiero, diz delegado

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O avião da Polícia Federal (PF) que levará o líder dos arrozeiros e prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, já decolou de Roraima. A informação é do delegado Fernando Segóvia, coordenador-geral da operação da PF na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Ontem (6), Quartiero foi preso, em flagrante, depois que agentes da Polícia Federal encontraram artefatos explosivos dentro da sua propriedade, a Fazenda Depósito.

Na última segunda-feira (5), a fazenda foi palco de um confronto entre índios e trabalhadores de Quartiero. Na ocasião, dez índios foram baleados. Segundo o delegado, foram encontrados explosivos “rústicos de fabricação caseira”, o que caracteriza crime e desrespeito ao Estatuto do Desarmamento.

“Apenas o Exército pode autorizar o manuseio e a venda de artefatos explosivos. Além disso, eles teriam que ser fabricados por uma empresa credenciada”, explicou Segóvia, acrescentando que não foram encontradas armas de fogo na fazenda. “Elas devem estar escondidas em outro lugar. Vamos continuar as buscas”, garantiu o delegado.

Segóvia acredita que a chegada hoje de mais 60 homens da Força Nacional de Segurança Pública e a retirada dos índios da Fazenda Depósito devem garantir que não ocorram novos conflitos na região. “Não tem ninguém na terra de ninguém. Com isso, minimizamos o risco de conflitos”, afirmou

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s