Em torno de 60 dessas línguas estão em risco de extinção

Levantamento do Iphan terá todas línguas faladas no País

Agencia Estado

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, em Belo Horizonte no último dia 15, a realização do levantamento das centenas de línguas faladas no Brasil, à exceção do português, com base nas conclusões de um grupo de trabalho que se reuniu durante um ano e oito meses para discutir o assunto.

O inventário deverá contemplar línguas indígenas, afro-brasileiras e de imigrantes, além das variedades do próprio português. Para iniciar o trabalho, o Iphan dispõe de um orçamento, em 2008, de R$ 450 mil. Embora sejamos vistos pelo exterior e por nós próprios como um país de uma língua só, na realidade não é isso que ocorre?, destaca Márcia SantAnna, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.

?O interessante é que dentro dessa nossa unidade lingüística – que existe em torno do português – temos ainda um patrimônio importante até em termos mundiais.? Parte desse patrimônio, porém, está sob ameaça de desaparecimento, pela falta de registro e de formas de transmissão.

Márcia observa que, não raro, algumas línguas indígenas acabam restritas a grupos de poucas dezenas de pessoas. A estimativa é que existam cerca de 180 línguas indígenas que ainda são faladas no Brasil. Em torno de 60 dessas línguas estão em risco de extinção, afirma a diretora do Iphan.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

_uacct = “UA-424292-31”; var urchin = “/CD1/pop/”; try { urchinTracker( urchin ); } catch( e ) {}; .term{color:black;font-size:14px;font-weight:bold;text-align:justify;}.dict-name{color:black;font-size:14px;text-align:justify;padding:0;margin:0;}.dict-name td{background-color:#ccff66;}.definition{color:black;font-size:12px;text-align:justify;font-family:Helvetica,sans-serif;}.definition *{background-color:#ffffcc;}

Anúncios

Um Comentário

  1. Rafaela

    Olá meu nome é Rafaela e estou fazendo um trabalho escolar
    queria pedir uma ajudinha para vocês, é só uma pergunta:

    “quais as cinco regiões do mundo com maior perigo de perder a sua riqueza lingüística?”

    Obrigada
    ,Mande por favor a resposta o mais rápido.
    Atenciosamente, Rafaela
    11/08/08.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s