Indígenas de Espigão comemoram colheita da safra de soja no Paraná

Indígenas de Espigão comemoram colheita da safra de soja
A aldeia do Pinhal em Espigão Alto do Iguaçu contabiliza a colheita de mais uma safra recorde de soja. Foram colhidas 1.433 sacas em 16 alqueires de terra mecanizada. Os resultados foram apresentados numa reunião no dia 28 de maio, onde estiveram presentes o Conselho Indígena e representantes da prefeitura.
Segundo Alcindo Penso, com os recursos desta safra está sendo possível a quitação de dívidas com a compra de máquinas e equipamentos, construção de banheiros comunitários, cobertura de churrasqueira e despesas com as comemorações do dia do Índio, como banda musical e churrasco. “A aldeia Pinhal tem trabalhado sem divídas. Atualmente os indígenas já contam com um parque de máquinas próprio, com trator e implementos agrícolas e totalmente quitado”, disse o secretário. Segundo ele, a aldeia tem soja depositada na cerealista, com dinheiro em caixa. “Tudo isso é mérito do trabalho da secretaria, prefeitura em parceria com o conselho indígena”, salientou Alcindo.
Para o membro do Conselho, Joaquim Lima, as conquistas melhoraram a qualidade de vida na aldeia. “Temos posto de saúde, escola, refeitório e maquinário e agora com o trabalho da secretaria de Agricultura conseguimos colheitas recorde para fazer mais melhorias para nossa reserva”, explicou o indígena.

Qualidade de vida

Programas de prevenção e saúde. Na foto, crianças e mães sendo assistidas com alimentação diária
O prefeito Agenor Bertoncelo destacou a melhora da qualidade de vida do indígena. “Ampliamos o Centro Comunitário, colocamos uma cantina com refeições para as crianças e mães, programas de prevenção e atendimento de saúde, conseguimos junto ao Governo do Estado casas de alvenaria e maquinário agrícola. Tudo isso deu uma nova vida aos indígenas e com diversas atividades”, salientou Bertoncelo. O prefeito anunciou para os próximos dias a construção de novas salas de aulas para reserva indígena.

Fonte: Jornal Correio do Povo do Paraná

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s