Peru protegerá populações indígenas isoladas perto da fronteira com o Brasil

Peru protegerá populações indígenas isoladas perto da fronteira com o Brasil

Peru protegerá populações indígenas isoladas perto da fronteira com o Brasil

LIMA (AFP) – As autoridades peruanas decidiram proteger as populações indígenas isoladas que vivem perto da fronteira amazônica entre o Peru e o Brasil, contra as ameaças dos madereiros que operam ilegalmente nesta região, anunciou hoje o governo regional de Madre de Dios (sudeste).

A presença dessas comunidades foi revelada em setembro de 2007 pelo Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) e uma associação científica de Frankfurt (Alemanha). Várias ONGs internacionais e locais atraíram há vários meses e com insistência a atenção para esses índios, ameaçados também pelas prospecções de petróleo no Peru.

Os grupos indígenas se deslocam entre os dois países, o que é “historicamente normal” indicou Marco Tulio Valverde, assessor do governo regional de Madre de Dios, ma região peruana que faz fronteira com o estado brasileiro do Acre.

Esses grupos vivem não longe dos rios Manu e Tahuamanu, na zona de Alto Purus (sudeste). “Não pudemos determinar se se tratava de três grupos diferentes ou de um só, nômade” indicou.

“Eles colhem apenas, não semeiam, caçam e pescam e conhecem o fogo” acrescentou Valverde, citado pela agência oficial Andina.

Fonte:http://afp.google.com/article/ALeqM5hxgxvZdttrgEwGrOyIIsUzBz8w7w

_uacct = “UA-424292-31”; var urchin = “/CD1/pop/”; try { urchinTracker( urchin ); } catch( e ) {}; .term{color:black;font-size:14px;font-weight:bold;text-align:justify;}.dict-name{color:black;font-size:14px;text-align:justify;padding:0;margin:0;}.dict-name td{background-color:#ccff66;}.definition{color:black;font-size:12px;text-align:justify;font-family:Helvetica,sans-serif;}.definition *{background-color:#ffffcc;}

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s