PROJETO HABITAÇÕES INDIGENAS “KIEME EREHÉ”

PROJETO HABITAÇÕES INDIGENAS “KIEME EREHÉ”

Através de uma idealização do atual administrador executivo regional da Fundação Nacional do Indio – FUNAI, Waldemar Adilson Krenak vem sendo articulado e desenvolvido o PROJETO DE HABITAções INDIGENAS “KIEME EREHÉ” no Estado de Minas Gerais, projeto pioneiro no Estado.

O Protocolo de Intenções fora assinado e encaminhado no dia 20 de Fevereiro de 2008 na capital de Belo Horizonte que entre si celebram a união, por intermédio da FUNAI, FUNASA, ESTADO DE MINAS GERAIS por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Politica Urbana e da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, e os Municipios de Araçuaí, Bertopolis,Caldas, Carmesia, Coronel Murta, Teofilo Otoni, Itapecerica, Ladainha, Martinho Campos, Resplendor, Santa Helena de Minas e Sao Joao das Missões.

Para Waldemar, o projeto de habitações vem no momento muito oportuno, ja que, o contexto social dos povos indígenas de Minas Gerais fora totalmente modificado ao longo dos anos. ” em algumas aldeias não podemos mais morar em cabanas, primeiro que não temos mais materia prima para construir nossas casas tradicionais, foi tudo desmatado. Em segundo lugar existem alguns tipos de doenças que nos obrigam a construirmos casas com saneamento adequado e um formato que impeça alguns insetos de nos contamirem. Mas, nesse projeto sera respeitado toda a realidade e cultura de cada povo, no caso do meu povo Krenak por exemplo serão construídas as casas e não sera incluido as casas de religiões e reuniões, pois, essas nao podem fugir do formato tradicional”. Afirma Waldemar.

A intenção do projeto é dar uma moradia dígna aos povos indigenas de Minas Gerais dentro da realidade de cada povo envolvido no projeto, com intuito de amenizar problemas de contaminações e transmissões de doenças. Varias reuniões estão sendo realizadas entre os orgãos envolvidos e os povos indígenas para agilizar a implementação do devido projeto.

Douglas Krenak

Coordenador do Conselho dos Povos Indigenas de Minas Gerais

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s