MT – Cacique diz que índio assume Funai na segunda-feira

Cacique diz que índio assume Funai na segunda-feira

Dourados Agora
Indígenas de Dourados, que estão em Brasília há 10 dias, afirmaram na tarde desta quinta-feira, que na próxima segunda-feira um índio deve assumir o comando da Funai. De acordo com o cacique, capitão Renato de Souza a decisão foi tomada nesta manhã, durante reunião com o presidente da fundação em Brasília, Marcio Meira.

Renato, que ainda está em viajem, juntamente com uma comitiva de 27 lideranças de aldeias da região da Grande Dourados, disse que está trazendo em mãos um documento que autoriza a posse do indígena a frente da Funai. Sem revelar nomes, Souza afirmou que nos próximos 30 dias, a atual presidente, Margarida Nicolletti deverá dividir espaço com o representante escolhido pelas tribos de Dourados.

Para Renato, com a mudança, garantida pelo presidente, a vida qualidade de vida do índio melhora. “Só um indio sabe de fato o que um patrício necessita”, acrescenta, observando que foram entregues dossiês em Brasília que comprovam irregularidades administrativas na Funai de Dourados e que serão investigadas em auditorias.

O indígena acredita que desta vez, o problema tenha sido resolvido. “Temos a certeza que vamos recuperar o maquinário que nos foi tirado e a partir daí trabalhar com o plantio, que já se tornou impossível em Dourados”, conta, observando que não foi fácil conseguir a decisão do presidente. “Não queriam nem nos receber. Pedimos ajuda a índios do litoral, que também estavam reivindicando melhorias na Funai e conseguimos uma reunião depois de mais de uma semana de espera. Valeu a pena”, comemora.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s