Desnutrição afeta crianças indígenas no Amazonas

Desnutrição afeta crianças indígenas no Amazonas – 06/06/2008

Local: !sem cidade – AM
Fonte: Portal Amazônia
Link: http://portalamazonia.globo.com

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), registrou, nos últimos três meses, 743 casos de desnutrição em crianças indígenas no Amazonas, entre zero a cinco anos.

As informações são da chefe do Distrito de Saúde Especial Indígena (Dsei) de Manaus da fundação, a nutricionista Camila Novelleto, responsável pelo atendimento médico em 175 aldeias indígenas.

Somente no ano de 2007, foram 1.982 casos de desnutrição diagnosticados. No total, o distrito Manaus atende aldeias de 19 municípios do Amazonas, uma população de, aproximadamente, 17 mil índios. O monitoramento do estado nutricional das crianças e grávidas, realizado pelo Sisvan, foi iniciado em 2007. De acordo com Camila, cerca de 2.400 crianças já foram atendidas.

Índice
A nutricionista informou ainda que o índice de desnutrição das crianças indígenas é calculado segundo os critérios adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que utiliza uma equação considerando peso e altura da pessoa atendida.

O índice é dividido em ‘baixo’, quando o resultado alcança 10% e ‘médio’, quando o cálculo resulta em índices de dez a 19%. Segundo Camila Novelleto, os casos registrados no Amazonas estão no nível médio de desnutrição, com 18%.

De acordo com a nutricionista, as estatísticas de desnutrição do Amazonas ainda não representam a realidade vivida pelas crianças indígenas da região. A cobertura do projeto nas aldeias é de 60%, segundo Camila. “Iniciamos o projeto com uma cobertura de 13%. Nossas equipes ainda não atendem todas as crianças e grávidas das aldeias”, explicou.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=273260

Tania Pacheco

Combate ao Racismo Ambiental

Local: !sem cidade – AM
Fonte: Portal Amazônia
Link: http://portalamazonia.globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s