TV Cultura: Luta na Terra de Makunaima – reportagem sobre Raposa/Serra do Sol

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é um obstáculo ao desenvolvimento do estado de Roraima? É uma ameaça à soberania nacional? A demarcação desrespeitou o direito de quem nela vive? Apresentado pelo jornalista Luiz Carlos Azenha, o documentário inédito retrata o conflito entre brancos e índios no norte de Roraima: a luta pela terra, o embate entre o progresso impulsionado pela agricultura e a sobrevivência do modo de vida dos povos indígenas.

A equipe da TV Cultura, liderada por Azenha, visitou a área da reserva, de Boa Vista à fronteira com a Guiana ou com a Venezuela, ouviu os principais envolvidos, sejam eles arrozeiros, políticos, autoridades públicas ou lideranças indígenas.

Através dos depoimentos, o programa pretende jogar luz sobre temas como soberania nacional, desenvolvimento, influência estrangeira, preservação do meio ambiente, entre outros. Argumentos ecoados nas manchetes dos jornais são confrontados com a realidade da Raposa Serra do Sol e de quem precisa da terra para se desenvolver.

]

Anúncios

Um Comentário

  1. Gustavo de Souza Consoni

    Alguém tem conhecimento sobre a Lei de Georreferenciamento?

    Na demarcação de terras vigora a Lei 10.267/01. No conflito da Raposa Terra do Sol, alguém fez uso do georreferenciamento para delimitar áreas?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s