Índia Xavante morre vítima de violência sexual

Uma indígena Xavante, de 16 anos, morreu nesta quarta feira dia 25 no Hospital Universitário de Brasília (HUB) após ter sido vítima de violência sexual, segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
De acordo com a médica do HUB Elza Noronha, entrevistada pelo programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, a adolescente Xavante sofreu empalamento, ou seja, teve o órgão genital perfurado por um objeto pontiagudo.

Em nota, a Funasa informou que o laudo com a causa mortis ainda não foi divulgado, mas que a direção do hospital confirmou os indícios de violência sexual. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal no fim da manhã de quinta feira dia 26

A Xavante foi internada no HUB às 8h do dia 25 apresentando dor abdominal, segundo a Funasa. A adolescente foi avaliada por uma equipe da pediatria do hospital e, em seguida, levada para o centro cirúrgico e faleceu após a segunda parada cardiorrespiratória.

A adolescente vivia, desde o dia 28 de maio, na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casi) do Distrito Federal, que fica próxima ao Gama, a cerca de 40 quilômetros de Brasília. A garota tinha lesão neurológica e, de acordo com a Funasa, não falava e se locomovia apenas por meio de uma cadeira de rodas. A Xavante era da aldeia São Pedro, no município de Campinápolis (MT), e estava em Brasília porque fazia tratamento no Hospital Sarah Kubitschek.

De acordo com o órgão, a Casi mantém serviço de vigilância 24 horas. No dia em que a indígena passou mal, 56 pessoas estavam no local, entre pacientes e acompanhantes.

A Funasa encaminhou pedido à Polícia Federal para que investigue a denúncia.

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

Um Comentário

  1. jaborandy yandê tupinambá

    muito horrivel isso… Como q dentro de uma casa onde um orgão do governo tem para mater os parentes q sai de suas aldeias para cuidar de sua saude… deixa algo tão covarde acontecer? a parente só tinha 16 anos… e os outros e outras q sempre vão se tratar na capital e fica nessa casa? será q esse é o primeiro caso? são coisas q não pode ficar em branco nem se passar despecebido… tem q haver pressão das, principalmente dos xavantes! isso num pode ficar assim…

    awere

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s