Lideranças recebem treinamento em política

“Há muitos anos brigávamos com arco e flecha, agora temos que
ter conhecimento e tecnologia em mãos, por isto é enriquecedor que as
lideranças indígenas aprendam a lidar com questões da nossa
atualidade”

A COIAB realizou, por meio do Centro Amazônico de Formação Indígena(CAFI), dos dias 8 a 15 de junho, na sede do Fórum Paiter Suruí,localizado na cidade de Cacoal, em Rondônia, o “Curso Modular de Formação de Lideranças Indígenas de Caráter Regional”. Trinta lideranças vinculadas às organizações de base da COIAB dos estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas participaram do treinamento, realizado em parceria com Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e The Nature Conservancy (TNC). “Há muitos anos brigávamos com arco e flecha, agora temos que ter conhecimento e tecnologia em mãos, por isto é enriquecedor que as lideranças indígenas aprendam a lidar com questões da nossa atualidade”, avalia o vice-coordenador da COIAB, Marcos Apurinã, um dos participantes do curso.
As aulas são compostas por três módulos: política, administração e finanças. Cada etapa terá a duração de uma semana e será oferecida separadamente com intervalos de dois meses entre um e outro. No primeiro módulo, realizado em Cacoal, foi abordado o aspecto
político, com os temas: Estrutura e Funcionamento do Estado Brasileiro; Introdução às Histórias Indígenas e às Histórias dos Brancos; Panorama da História das Relações entre o Estado e os Povos Indígenas no Brasil, da Colônia à República; Política e Legislação Indigenista no Brasil:
história e quadro atual; Política e Legislação Ambiental no Brasil; O Movimento Indígena no Brasil e a Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana (IIRSA); e Conflitos Sócio-ambientais: Técnicas de Gestão e Negociação de Conflitos.
Ao final do curso, as lideranças fizeram um diagnóstico
coletivo e participativo para formularem, conjuntamente, o conteúdo e a metodologia dos dois módulos seguintes – administrativo e financeiro.
“Com isto, pretendemos ampliar a participação das lideranças no processo de concepção, definição e implementação do curso, atendendo assim aos anseios de formação no movimento indígena de forma participativa”, explica o especialista em questões indígenas do IEB,
Cloude de Souza.
O curso Modular de Caráter Regional do CAFI/COIAB difere dos cursos regulares de gestão etnoambiental e gestão de projetos oferecidos em Manaus (AM), desde 2006. “Os cursos regulares estão voltados para lideranças indígenas jovens com ensino médio, que não necessariamente fazem parte de organizações indígenas. O curso modular de caráter regional, por sua vez, está voltado para a formação das lideranças indígenas que atuam à frente das organizações indígenas, procurando assim atender às principais demandas regionais”, explica Cloude.

Fonte: Anaind / Coiab
http://www.coiab.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s