Mensagem dos índios norte-americanos: os 20 mandamentos do Código de ética para que não aconteça o mesmo com os nossos irmãos

Índio Kaxinawá, do rio Jordão, no Acre

A esmagadora maioria deles e de suas florestas já foram dizimados pela ganância e a necessidade de acumulação desenfreada do homem branco. Eles se foram, mas deixaram palavras e frases sábias para o homem branco seguir em paz e em harmonia com seus irmãos e a mãe natureza. Eles eram os índios dos Estados Unidos, hoje considerado o maior país do mundo em economia, em tecnologia e em outras vantagens, mas também campeões mundiais de poluição, de tragédias naturais, de egoísmo e de responsabilidade pela fome e a miséria do mundo.
Um jovem estudante de Design, da capital federal, enviou, para publicação na Kaxiana, um pôster contendo os 20 mandamentos do Código de Ética dos índios Norte-Americanos, na esperança que eles sejam seguidos pelo povo brasileiro para que não faça com os índios daqui o mesmo que os norte-americanos fizeram com os seus nativos, o povo que, lá também, mais sabiam ler e compreender a natureza e os segredos de sua rica floresta. Em nome dos índios brasileiros, que caminham para não ter o mesmo fim de seus irmãos índios norte-americanos, diante da falta, até hoje, de prioridade governamental para a região da última grande floresta tropical do planeta, publicamos, abaixo, o código de ética dos Apaches, dos Sioux e de povos indígenas norte-americanos.

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS

*1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência.
O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

*2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida.
Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

*3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

*4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

*5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganhado nem foi dado, não é seu.

*6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

*7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

*8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

*9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

*10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

*11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.

*12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

*13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

*14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

*15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.
Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental.
Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.

*16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

*17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

*18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

*19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

*20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.

Foto: Sérgio Vale
Fonte:Kaxiana/Agência de Notícias da Amazônia

http://www.kaxi.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s