Saiu finalmente o resultado do Prêmio Xicão-Xucuru 2007

niciativas Vencedoras
Saem os resultados do Prêmio Culturas Indígenas – Edição Xicão Xucuru

O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), e sua parceira, a Associação Guarani Tenonde Porã, publicou no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 11 a 14) desta sexta-feira, dia 15 de agosto, o Edital nº 25 com a relação dos nomes dos 102 projetos vencedores do Prêmio Culturas Indígenas 2007 – Edição Xicão Xucuru, selecionados a partir de um total de 697 iniciativas inscritas e habilitadas no concurso.

A escolha foi feita por uma Comissão de Seleção composta por 16 pessoas, das quais oito indígenas, que se reuniu de 6 a 9 de agosto em Embú das Artes (São Paulo), para a execução do trabalho. Cada projeto premiado receberá o valor bruto de R$ 24 mil, recursos que serão repassados para as aldeias e comunidades responsáveis pelas iniciativas. Esses recursos são oriundos da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A solenidade de premiação vai se realizar ainda este ano, em data a ser determinada.

A Comissão de Seleção classificou os projetos por região geográfica do país, levando em consideração também a diversidade étnica dos proponentes. Os projetos premiados estão assim distribuídos.

Incentivo às atividades culturais indígenas

Esta é a segunda edição do Prêmio Culturas Indígenas 2007 – criado pelo MinC em 2006 -, por iniciativa do Grupo de Trabalho para as Culturas Indígenas (GT Indígena). O Prêmio é desenvolvido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural em parceria com a Associação Guarani Tenonde Porã e tem como objetivos valorizar, incentivar e dar visibilidade às iniciativas culturais dos povos indígenas. A edição Xicão Xucuru teve seu edital publicado em outubro de 2007, e as inscrições ficaram abertas até o final de fevereiro.

Além das 102 iniciativas premiadas, a Comissão selecionou outras 102 propostas que serão incluídas no catálogo com informações de texto e fotos sobre os povos participantes, suas comunidades e atividades desenvolvidas.

Foram 15 as categorias destinadas à inclusão dos projetos relacionados às expressões culturais indígenas, dentre elas: religião, rituais e festas tradicionais; língua indígena; músicas, cantos e danças; teatro e histórias encenadas; jogos e brincadeiras; artesanato; medicina tradicional; memória e patrimônio; e arquitetura tradicional.

Homenagem – Em 2007, o concurso ressaltou a figura do pernambucano Xicão Xukuru, líder de seu povo na luta pelo retorno à posse e à demarcação do território tradicional e pelo resgate e valorização da identidade Xukuru, por meio de seus aspectos culturais e religiosos. Participou de forma decisiva da mobilização indígena no período em que se deu a Constituinte (1987/1988). Foi morto a tiros em maio de 1998.

Veja a relação dos vencedores.
Visite nosso site: http://www.cultura.gov.br

Comunicação SID/Minc
(61) 3316-2129

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s