Bahia recebe 14 povos indígenas para Encontro das Culturas

Encontro vai reunir 14 povos indígenas da Bahia
Data: 08/10/2008

Entre os dias 16 a 19 de outubro, acontece o Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas (E14). O evento, marcado pelo intercâmbio cultural entre os 14 povos indígenas da Bahia, será realizado na aldeia do povo Tuxá em Rodelas (BA), nordeste do estado, a 550 km de Salvador. Estão programados rituais, apresentações artísticas e mesas com indígenas e especialistas.

Participam da abertura do evento no dia 17 de outubro, às 9h, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário de cultura, Márcio Meirelles, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Márcio Meira, Angélica Gutierrez, do Conselho Nacional dos Povos Indígenas/Altiplanos da Bolívia, e o Cacique Djacir, da Liderança Raposa Serra do Sol.

O governo estadual, em parceria com o governo federal e municipal, deu todo o apoio logístico para a organização do evento. A FUNAI articulou a ida de 300 indígenas, que vão representar todos os povos de todo o estado durante o evento. “O papel do Estado neste encontro é o de promover a aproximação entre os povos indígenas, de maneira que eles possam interagir entre si, intercambiar idéias e culturas, trocar segredos, vivificar tradições”, destaca Hirton Fernandes, coordenador do E-14 e do Núcleo de Culturas Populares e Indentitárias da Secult, de onde partiu a iniciativa do Encontro.

“O Encontro vai contribuir para a interação entre os povos da Bahia, que são diversos e não são unidos”, explica Dinamam Tuxá, representante jovem da comunidade Tuxá de Rodelas. “Vamos discutir como se articular com a FUNAI e incentivar mais encontros em outras regiões, como a dos Pataxós, Tupinambás, etc. A interação será a maior contribuição, além disso, estaremos em contato direto com o governo federal e estadual. No primeiro dia, haverá encenação de peça teatral e mensagens apresentadas pelas crianças TUXÁ, evocando as lendas da aldeia e a dança do Toré.”

Durante a abertura do evento, será lançado o Prêmio Iniciativas Culturais dos Povos Indígenas da Bahia e ocorrerá a mesa redonda “Cultura, identidade e diversidade indígena na Bahia”, com mediação de Rosilene Tuxá, da Secretaria Estadual de Educação, e a participação de Jerry Matalawê (Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas/SCJDH), Nádia Acauã (Membro Conselho Estadual de Cultura), Maria das Neves (Membro da Reserva Pataxó da Jaqueira), Wilton Tuxá (Membro da Apoinme), Cacique Lázaro e Pajé Armando.

O grupo executivo que organiza o evento é formado por representantes das secretarias estaduais de Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério da Cultura/Secretaria de Identidade e Diversidade, Universidade Católica de Salvador, Universidade Federal da Bahia, Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Prefeitura Municipal de Rodelas, e lideranças indígenas de diversos povos.

“Queremos compartilhar a participação na organização do evento. Temos dois núcleos e duas administrações no estado, uma delas está em Paulo Afonso, e onde está inserida a aldeia Tuxá”, explica Salete Miranda, Chefe de Gabinete da FUNAI. “Para nós será uma ação importante no desenvolvimento de ações conjugadas com o governo da Bahia porque a FUNAI, embora esteja espalhada pelo país, tem pouca experiência neste tipo de ação. Nossa expectativa é poder integrar as ações com os governos do estado.”

Veja a programação completa do evento:

1º dia – 16/10/2008 – Chegada e hospedagem
Ritual de abertura do Encontro e a apresentação das crianças TUXÁ, teatro, mensagens que evocam as lendas da aldeia e a dança do Toré.

2º dia – 17/10/2008 – Abertura oficial
Abertura oficial do evento, com as presenças confirmados do governador do Estado, Jaques Wagner, do secretário de Cultura, Márcio Meirelles, do presidente da Funai, Márcio Meira, dos caciques dos 14 povos participantes. Em seguida, será lançado o Prêmio Iniciativas Culturais dos Povos Indígenas da Bahia e haverá a mesa redonda “Cultura, identidade e diversidade indígena na Bahia”, composta por Jerry Matalawê (Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas/SCJDH), Nádia Acauã (Membro Conselho Estadual de Cultura), Maria das Neves (Membro da Reserva Pataxó da Jaqueira), Wilton Tuxá (Membro da Apoinme), Cacique Lázaro e Pajé Armando, com mediação de Rosilene Tuxá, da Secretaria Estadual de Educação. Como parte da programação cultural, haverá uma apresentação teatral que aborda o diálogo do índio com o homem branco, nos primeiros contatos mantidos entre eles, e o lançamento do CD – “ÍNDIOS TUXÁ CANTAM O RIO SÃO FRANCISCO” – Apresentação de Áudiovisual sobre a História e Cultura do povo TUXÁ.

3º dia 18/10/2008
Grupos Temáticos: “A religiosidade nas tradições dos mais velhos nas Aldeias”, “A mulher na sociedade indígena e sua inserção na vida comunitária”, “A experiência dos mais velhos na cultura dos mais jovens” e “A gestão das atividades culturais indígenas”, com oficina de capacitação e elaboração de projetos culturais. Ocorrerá também a exibição do filme “Índios do sertão”.

4º dia 19/10/2008
Será apresentado o projeto construído pelos gestores indígenas durante a oficina de capacitação e elaboração de projetos e serão pensadas estratégias de continuidade e fortalecimento para o E-14 – Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas da Bahia, seguidos da cerimônia de encerramento.

Fonte: Secult – ascom@cultura.ba.gov.br

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Av. Tancredo Neves, 776 , Bl A, Caminho das Árvores CEP 41820-904 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3116-4000

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Blog das Ruas - por Iuri Rubim » BA: Índios “ocupam” centro de Salvador

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s