Índígenas do nordeste participam de grupos de discussão em Tuxá, Rodelas – BA

Cristina Laura, da Sucursal Juazeiro

Grupos temáticos do Encontro das Culturas Indígenas que acontece em Rodelas (550Km de Salvador) até o domingo, 19, levaram às rodas de discussões assuntos como tradições, religião, papel da mulher nas tribos e a interação com os jovens.

Na Oca da Praça, os grupos se reuniram neste sábado e trocaram informações e experiências, com lançamento de idéias e propostas. Os assuntos são discutidos com base nas realidades vividas por cada uma das 76 tribos de 14 povos indígenas que participam do Encontro. Trezentos índios dos povos Atikum, Kaimbé, Kiriri, Kantaruré, Pankararé, Pankaru, Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Truká, Tupã e Xucuru-Kariri participam do Encontro.

O abalo do convívio entre índios e brancos é visto pela liderança Tuxá de Rodelas, Sandro Hawaty, como algo que precisa de atenção e trabalho com os mais jovens.

“De alguma forma as comunidades externas abalaram a vida indígena. Não diria em relação às suas crenças, mas a alguns costumes das novas gerações que não tiveram a oportunidade de viver mais próximos dos mais velhos e seus rituais”, afirma.

No último dia de Encontro será apresentado projeto construído pelos gestores indígenas durante a oficina de capacitação e elaboração de projetos com estratégias de continuidade e fortalecimento do Encontro das Culturas Indígenas de 1 Povos Indígenas na Bahia, o E – 14 e então acontece cerimônia de encerramento

18/10/2008 às 10:32

Fonte: A Tarde On Line / CIDADES

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s