Anistia vai investigar confronto entre índios e PF em Buerarema

Correio da Bahia – 29/10/2008

Anistia vai investigar confronto entre índios e PF em Buerarema

Redação CORREIO | Foto: Zeka/Folha ImagemA Anistia Internacional irá investigar o confronto entre índios Tupinambás e policiais federais que deixou 22 feridos na última quinta-feira (23) na serra do Padeiro, em Buerarema, município na região de Ilhéus, a 458 quilômetros de Salvador. 
A nota foi divulgada pelo órgão, que luta pelos direitos humanos, nesta terça-feira (28). De acordo com a entidade, será feita uma investigação independente sobre a denúncia de maus-tratos por parte de policiais federais. 

A operação tinha como objetivo cumprir três mandados judiciais da Justiça Federal. As ordens indicavam a prisão de Rosival Ferreira da Silva, o cacique Babau, e de seu irmão, Jurandir Jesus da Silva, além da apreensão de armas. Foram usados na ação uma força de 109 policiais, um helicóptero e mais de 30 viaturas.

Entenda o caso

Cerca de 600 nativos vivem na área de três fazendas com cerca de 12 hectares nas serras de Uauá, Olivença e Padeiro. Na tarde de segunda-feira (20), os nativos entraram em confronto com os policiais federais que cumpriam liminar da Justiça que solicitava a reintegração de posse das terras ocupadas pelos índios.

Durante a ação, um índio de 73 anos ficou ferido e foi encaminhado, sem gravidade, para o Hospital Municipal. Na manhã de terça-feira (21), a Polícia  Federal cumpriu um novo mandado de reintegração de posse  na aldeia.

Cerca de 70 índios pertencentes a 20 famílias da tribo deixaram, então, a aldeia Tucum, em Olivença, distrito de Ilhéus. Os nativos foram para o prédio da Justiça Federal de Ilhéus, a 452 km de Salvador, onde chegaram em três caminhões de móveis. 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s