Líderes indígenas entregam ao ministro da Saúde propostas para mudar a saúde indígena

Da Agência Brasil

Brasília – Líderes indígenas de várias etnias se reuniram hoje com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Brasília. Eles solicitaram ao ministro que a Fundação Nacional Saúde (Funasa) deixe de cuidar da saúde de suas populações e crie uma secretaria específica com esse objetivo.

Para o coordenador das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira(Coiab), Jecinaldo Sarterê Mauê, que também participou da reunião, a Coiab está de acordo com as reivindicações propostas pelos índios.

“Estamos trazendo lideranças, principalmente de áreas emblemáticas, aonde estão acontecendo óbitos e situações de calamidade na saúde indígena. A Coiab está de acordo com a retirada da saúde(indígena) da Funasa, e a criação da secretaria específica. Queremos construir a secretaria de saúde, que está na carta de compromisso do Lula”, disse.

O ministro José Gomes Temporão ouviu todas as lideranças indígenas e prometeu levar as propostas ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, amanhã (20). Temporão disse que vai apoiar as questões que os indígenas consideram fundamentais, como a não municipalização da saúde indígena e a autonomia para os Distritos Sanitários dos Indígenas (Disseis).

Na semana passada, o ministro da Saúde já havia se reunido com os líderes indígenas. E na próxima semana está previsto novo encontro para definir a criação de um grupo de trabalho ampliado. O grupo de trabalho deverá reunir as lideranças indígenas e técnicos do Ministério da Saúde que discutirão novas normas para a saúde indígena.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s